Blog

Você sabe o que são Antioxidantes?!

22/10/2019

Tenho certeza que você já está cansado de tanto escutar no bendito antioxidante, que você deve consumi-lo e que ele faz super bem para a sua saúde, mas…você realmente sabe o que são antioxidantes?

Pergunta difícil, não é mesmo? Quantas vezes consumimos algo porque alguém nos disse que traria algum tipo de benefício, mesmo não sabendo nada ou bem pouco a respeito! Por isso que a Da Magrinha, além de fornecer produtos repletos desses camaradas, ainda te explica o por que eles são tão importantes!

O que são?

Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres em seu corpo.

Os radicais livres são compostos que podem causar algum tipo de dano se seus níveis se tornarem muito altos em seu corpo. Eles estão ligados a várias doenças, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Seu corpo tem suas próprias defesas antioxidantes para manter os radicais livres sob controle. No entanto, os antioxidantes também podem ser encontrados nos alimentos, especialmente em frutas, vegetais e outros alimentos integrais à base de plantas. Várias vitaminas, como as vitaminas E e C, são antioxidantes eficazes.

Os conservantes antioxidantes também desempenham um papel crucial na produção de alimentos, aumentando a vida útil.

Como os radicais livres funcionam?

Os radicais livres estão constantemente sendo formados em seu corpo. Porém, eles também cumprem funções importantes que são essenciais para a saúde.

Um exemplo: suas células imunológicas usam radicais livres para combater infecções. Como resultado, seu corpo precisa manter um certo equilíbrio de radicais livres e antioxidantes.

O problema está quando os radicais livres superam os antioxidantes, que acaba gerando um estado chamado estresse oxidativo.

O estresse oxidativo prolongado pode danificar seu DNA e outras moléculas importantes em seu corpo. Às vezes até leva à morte celular. Os danos ao seu DNA aumentam o risco de câncer, e alguns cientistas teorizaram que ele desempenha um papel fundamental no processo de envelhecimento.

Sabe-se que vários fatores de estilo de vida, estresse e meio ambiente promovem formação excessiva de radicais livres e estresse oxidativo, incluindo:

  • Poluição do ar;
  • Fumaça de cigarro;
  • Ingestão de álcool;
  • Toxinas;
  • Níveis elevados de açúcar no sangue;
  • Alta ingestão de ácidos graxos poliinsaturados;
  • Radiação, incluindo banhos de sol excessivos;
  • Infecções bacterianas, fúngicas ou virais;
  • Ingestão excessiva de ferro, magnésio, cobre ou zinco;
  • Muito ou pouco oxigênio em seu corpo;
  • Exercício intenso e prolongado, que causa danos aos tecidos;
  • Ingestão excessiva de antioxidantes, como vitaminas C e E;
  • Deficiência de antioxidantes.

Ele está apenas nos alimentos? Só nos vegetais?

Antioxidantes são essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos.

O corpo humano é capaz de gerar seus próprios antioxidantes, assim como todas as outras formas de vida. Isso porque todas elas possuem suas próprias defesas contra os radicais livres e os danos oxidativos.

Portanto, os antioxidantes são encontrados em todos os alimentos, tanto de origem vegetal e animal, mesmo que no último seja em menor grau que as frutas e legumes .

A ingestão adequada de antioxidantes é importante. De fato, sua vida depende da ingestão de certos antioxidantes como vitaminas C e E. No entanto, muitos outros antioxidantes não essenciais ocorrem nos alimentos. Embora não sejam necessários para o seu corpo, eles desempenham um papel importante na saúde geral.

De acordo com alguns estudos, o café é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, mas isso ocorre em parte porque o indivíduo médio não come muitos alimentos ricos em antioxidantes.

Antioxidantes podem ainda aumentar a vida útil de alimentos naturais e processados. Por isso eles são frequentemente usados ​​como aditivos alimentares. A vitamina C, por exemplo, é frequentemente adicionada aos alimentos processados ​​para atuar como conservante.

Alguns exemplos de antioxidantes e onde encontrar nos produtos Da Magrinha:

Vitamina A: Produtos lácteos, ovos e fígado;
Vitamina C: A maioria das frutas e legumes, especialmente frutas cítricas como laranja, limão, goiaba, acerola, kiwi, mamão papaia, morango etc.

 Vitamina E: Oleaginosas e sementes, girassol e outros óleos vegetais e vegetais de folhas verdes;

Betacaroteno: Frutas e legumes de cores vivas, como cenouras, ervilhas, espinafre e manga;

Licopeno: Frutas e legumes cor de rosa e vermelhos, incluindo tomate e melancia;

Luteína: Vegetais de folhas verdes, milho, mamão e laranjas;

Selênio: Arroz, milho, trigo e outros grãos integrais, além de nozes, ovos, queijo e legumes.

Flavonóides, flavonas, catequinas, polifenóis e fitoestrogênios são todos os tipos de antioxidantes e fitonutrientes, e são todos encontrados em alimentos de origem vegetal, como o cacau (chocolate mais amargo). Que tal uma GRANOLA 100% INTEGRAL CACAU DA MAGRINHA ? Ou um GRANÓ CACAU DA MAGRINHA ? Ou ainda as diversas combinações de COOKIES 100% INTEGRAIS COM CACAU DA MAGRINHA ?

Cada antioxidante tem uma função diferente e por isso que é importante ter uma dieta variada. Alimentos com cores ricas e vibrantes geralmente contêm mais antioxidantes.

Muitas substâncias que são antioxidantes também acabam exercendo outras funções importantes no nosso organismo.

Exemplos notáveis incluem curcuminoides em açafrão e oleocanthal em azeite extra-virgem. Essas substâncias funcionam como antioxidantes, mas também possuem potente atividade anti-inflamatória.

Ufa! Acho que depois disso tudo não dá para dizer que você não sabe nada de antioxidantes ou até mesmo que não sabe onde encontrá-los! Tudo isso através de uma alimentação balanceada e variada, ou seja, pode contar com os produtos Da Magrinha!

Últimas do blog

Card image cap
A busca por uma alimentação saudável

Empresas inovam nos produtos com o propósito voltado para saúde e bem-estar do consumi...

Card image cap
Granola é integral?

A granola é um tipo de alimento que é considerada saudável por muitos, mas ser&...

Card image cap
Receitas com aveia para o café da manhã

Uma maneira saudável e gostosa de começar o dia! Que a aveia possui diversas proprieda...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube