Blog

O que acontece quando trocamos a farinha branca pela farinha integral?

23/07/2021

O trigo é um dos grãos de cereais mais consumidos no mundo. Uma das principais razões é que a farinha de trigo - tanto a branca quanto a integral - são ingredientes essenciais para a elaboração de produtos de panificação, macarrão, bolos e biscoitos.

O trigo, se na versão integral, pode ser uma fonte rica em vários antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. E para explicar melhor os benefícios em optar pela farinha de trigo integral, a Da Magrinha 100% INTEGRAL explica a seguir um pouco das suas diferenças

Informação nutricional

O trigo é composto principalmente de carboidratos, sendo o amido responsável por mais de 90% do teor total de carboidratos no trigo. No entanto, ele também contém quantidades moderadas de proteínas (de 7–22% do trigo).

Aqui estão os dados nutricionais para 100 gramas (1 xícara) de farinha de trigo integral:

  • Calorias: 340 kcal
  • Água: 11%
  • Proteína: 13,2 gramas
  • Carboidratos: 72 gramas
  • Açúcar: 0,4 gramas
  • Fibra: 10,7 gramas
  • Gordura: 2,5 gramas

Fibra

O trigo integral é rico em fibras - mas o trigo refinado não contém quase nenhuma. Como estão concentradas no farelo, as fibras são removidas durante o processo de moagem e praticamente ausentes da farinha refinada. O conteúdo de fibra do trigo integral é de 12 a 15%.

A maior parte da fibra do trigo é insolúvel, passando pelo sistema digestivo quase intacta e aumentando as fezes. Algumas fibras também alimentam as bactérias intestinais. Além disso, o trigo contém pequenas quantidades de fibras solúveis, ou frutanos, que podem causar sintomas digestivos em pessoas com síndrome do intestino irritável.

Todos esses fatores fazem com que o trigo 100% integral tenha a capacidade de gerar efeitos benéficos na saúde intestinal, tanto por melhorar o trânsito intestinal, quanto por otimizar a proliferação de bactérias benéficas.

Vitaminas e minerais

O trigo integral é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais.

Como acontece com a maioria dos grãos de cereais, a quantidade de vitaminas e minerais depende do solo em que são cultivados. Mas pode-se destacar os seguintes:

  • Fósforo: mineral que desempenha um papel essencial na manutenção e crescimento dos tecidos do corpo;
  • Cobre: importante na formação do sangue, com função imunológica e efeito antioxidante;
  • Folato: uma das vitaminas B, o folato também é conhecido como ácido fólico ou vitamina B9. Ela é necessária para a formação do DNA, células sanguíneas e bom funcionamento do tecido nervoso.

Algumas das partes mais nutritivas do grão - o farelo e o germe - estão ausentes na farinha de trigo branca, já que são removidos durante o processo de moagem e refino. Portanto, pode-se dizer que a farinha de trigo refinada é relativamente pobre em muitas vitaminas e minerais, em comparação com a farinha de trigo integral.

Sabendo disso, a Da Magrinha 100% INTEGRAL utiliza o trigo integral como parte do mix de 7 grãos nobres que está em toda a linha! E além disso, temos certificação internacional que garante que nossos produtos são 100% integrais! São livres de transgênicos, 100% assados e em embalagens sustentáveis, com redução de 40% da utilização de plástico! Mas o melhor é que temos também a Farinha de Trigo 100% Integral Da Magrinha para você poder criar as suas próprias receitas!

Nos acompanhe no @damagrinha e fique por dentro das novidades!

Últimas do blog

Card image cap
Farinha de Trigo Integral - Receitas

Muitas pessoas consomem a farinha de trigo branca na forma de massas, pães e bolos. Em contra...

Card image cap
Receitas para o dia das crianças

O dia das crianças chegou, e nada melhor do que viver momentos alegres com os seus filhos, pr...

Card image cap
Alimentação na Amamentação

 A amamentação é fundamental para o crescimento, desenvolvimento, sa&uacut...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube