Blog

Entenda quais são as diferenças entre os tipos diferente de linhaça

10/02/2020

As sementes de linhaça são ricas em nutrientes e ainda por cima possuem uma variedade de vitaminas e minerais, antioxidantes e lignanas. Essas sementes vêm em dois tipos principais: dourada (ou amarela) e marrom.

Você consegue encontrá-la na forma de semente, farinha (triturada) ou como óleo. Mas será que há alguma diferença entre elas? Antes de mais nada, vamos falar um pouquinho mais sobre as linhaças no geral!

Fatos gerais das linhaças

Quando você consome linhaça inteira ou moída, está consumindo os três macronutrientes da dieta: carboidratos, proteínas e gorduras. Se você estiver comparando linhaça dourada com linhaça marrom, a quantidade exata de proteínas, gorduras e carboidratos dependerá do tipo que você escolheu consumir. No entanto, em geral, as sementes de linhaça são compostas principalmente de gorduras insaturadas saudáveis ​​e fibras alimentares.

A linhaça também é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes como compostos fenólicos e flavonóides e lignanas, um tipo de polifenol. Você também pode encontrar pequenas quantidades (entre 1 e 4%) de vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina K e colina em cada grama de linhaça.

No entanto, se você estiver consumindo linhaça em forma de óleo, a maioria desses nutrientes não estará presente. O óleo de linhaça e as cápsulas contêm gordura pura e carecem da maior parte do valor nutricional que os produtos de linhaça inteiros e moídos contêm.

Benefícios da linhaça para a sua saúde

De acordo com um estudo de abril de 2015 no Journal of Food Science and Technology, os benefícios da linhaça para a sua saúde são numerosos. Muitos desses benefícios vêm dos micronutrientes das sementes de linhaça. Por exemplo, acredita-se que o potássio nas sementes de linhaça ajuda a reduzir os radicais livres e a formação de coágulos sanguíneos, além da probabilidade de derrame. A vitamina E nas sementes de linhaça pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e de Alzheimer.

Os antioxidantes presentes nas sementes de linhaça também são altamente benéficos, porque eles pensam em eliminar os radicais livres nocivos e proteger as propriedades das células. As lignanas da semente de linhaça, que são micronutrientes que também atuam como antioxidantes, também são conhecidas por ajudar a prevenir o câncer - principalmente câncer de próstata e mama. A linhaça tem 75 a 800 vezes mais lignanas do que outras frutas, vegetais e grãos comumente consumidos.

Os principais benefícios da linhaça vêm dos macronutrientes. Embora existam carboidratos nas sementes de linhaça, praticamente todos esses carboidratos são provenientes de fibras alimentares. De acordo com as recomendações alimentares da American Diabetes Association, as pessoas devem consumir cerca de 14 gramas de fibra por 1.000 calorias ingeridas. A fibra é essencial para o funcionamento saudável do sistema digestivo e pode ajudar a diminuir seus níveis de colesterol.

O adulto médio consome cerca de 2.000 calorias por dia e, dentro disso, a maioria das pessoas deve consumir aproximadamente 28 gramas de fibra. No entanto, uma revisão de abril de 2017 no Journal of the American Association of Nurse Practitioners relatou que a maioria dos adultos americanos consome apenas 15 gramas de fibra por dia. Consumir apenas 1,5 onça de linhaça inteira ou moída todos os dias pode facilmente permitir que você obtenha a ingestão diária recomendada de fibras.

A gordura nas sementes de linhaça também é extremamente saudável. Embora muitas gorduras sejam prejudiciais à saúde humana, isso não se aplica às gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, como o ácido linolênico e linoléico, também conhecidas como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Ambas as gorduras são importantes para a sua saúde, pois desempenham vários papéis nas funções imunológicas, cardiovasculares e neurológicas do seu corpo. O ácido alfa-linolênico é particularmente difícil de consumir em quantidades suficientes se você seguir uma dieta à base de plantas, tornando a linhaça uma fonte valiosa desse nutriente essencial.

Linhaça dourada vs. Linhaça marrom

A diferença entre a semente de linhaça dourada e marrom é bastante mínima e se resume ao conteúdo de macronutrientes e antioxidantes. Dependendo do que você deseja obter de suas sementes de linhaça, os dois tipos têm seus benefícios

De acordo com um estudo de julho de 2013 no Journal of Food Science and Technology, não há muita diferença entre o teor de carboidratos, proteínas e gorduras da semente de linhaça dourada em comparação com a linhaça marrom.

A linhaça dourada é composta por cerca de 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidratos, enquanto a linhaça marrom é composta de 38% de gordura, 24,5% de proteína e 28% de carboidratos. No entanto, o que é diferente é o tipo de gordura que você pode encontrar na linhaça dourada contra a linhaça marrom.

As sementes de linhaça douradas têm mais ácidos graxos poliinsaturados e menos ácidos graxos monoinsaturados em comparação com as sementes de linhaça marrons. Eles também têm quantidades maiores das duas gorduras essenciais que seu corpo não é capaz de produzir: ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido linoléico.

Notavelmente, essas duas gorduras essenciais também estão presentes em diferentes proporções em comparação com a linhaça marrom. Há mais ALA na semente de linhaça dourada em comparação ao ácido linoléico. Como a maioria das pessoas que segue uma dieta ocidental normalmente consome muitas gorduras ômega-6, como ácido linoleico, e poucas gorduras ômega-3, como a ALA, a semente de linhaça dourada é definitivamente a opção mais saudável se você estiver tentando complementar sua dieta com alimentos saudáveis. gorduras.

No entanto, sementes de linhaça douradas não são melhores em todos os aspectos. O mesmo estudo mostrou que a linhaça marrom tem uma concentração substancialmente mais alta de antioxidantes. De fato, em comparação com outras sementes semelhantes, como sementes de chia, as sementes de linhaça douradas são sempre as mais baixas em antioxidantes. Por isso, vale mais uma citar a importância de ter uma alimentação variada!

Que tal então cada vez comprar uma? Sabia que a Da Magrinha, além de utilizar essas sementes tão poderosas em todos os produtos (já que ela faz parte dos 7 grãos da nossa linha), ainda disponibiliza as duas versões com aquele embalagem mega prática em zip!

Receitas com linhaça

Vamos à algumas ideias para inserir as linhaças de forma ainda mais criativa no seu dia a dia?

Tapioca integral

MODO DE PREPARO: Em uma frigideira, adicione primeiramente a tapioca e salpique a linhaça. Prepare como se fosse uma tapioca comum. Recheie com ovos mexidos, queijo branco, cottage, ricota, geléia ou até mesmo pasta de amendoim.

Leite de linhaça

MODO DE PREPARO: Deixe a linhaça hidratando na água por cerca de 8 horas (pode deixar durante a noite). Bata no liquidificador por aproximadamente 2 minutos. Passe por uma peneira fina e se preferir um leite sem resíduos, pode colocar sobre a peneira um filtro de tecido. Depois, acrescente algumas gotas de baunilha ou gengibre/canela em pó (opcional). Você ainda pode utilizar o resíduo das sementes para acrescentar em outras receitas, como em pães, bolos, arroz, etc...

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal colocar em prática essas dicas de hoje Da Magrinha?! E é claro: não esquece de falar para a galera e marcar a gente nas redes sociais!

Últimas do blog

Card image cap
Benefícios do kefir e formas de consumir

O Kefir cada vez mais tem ganho espaço na alimentação e no dia a dia das pessoa...

Card image cap
Farinha de Trigo Integral - Receitas

Muitas pessoas consomem a farinha de trigo branca na forma de massas, pães e bolos. Em contra...

Card image cap
7 maneiras práticas de incluir grãos integrais no seu dia a dia

Saiba como os produtos Da Magrinha podem ajudar na sua alimentação 100% integralEnquan...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube