Blog

Dicas para aliviar o estresse

28/06/2018

O estresse é sem dúvidas, o “mal do momento”, difícil achar alguém que não seja atingido pela pressão, correria e excesso de informações que fazem parte da nossa rotina. Para algumas pessoas, uma aceleração no batimento cardíaco ou uma ligeira sensação de mal-estar é o suficiente para que saibam que estão ficando ansiosos ou sobrecarregados.
Lidar com o estresse pode parecer um grande desafio, embora seja comum, é um problema que não pode ser deixado de lado, pois está relacionado a doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade, entre tantas outras.
Os principais sinais para você identificar o estresse são: alterações de apetite, insônia, alterações bruscas de humor, tensão muscular, fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e memória, problemas digestivos e pressão arterial alta.
Infelizmente as pessoas não tem opção na hora de escolher se sentirem estressadas ou não, porém é bom saber que hábitos simples podem ajudar a prevenir ou a controlar o estresse.
Por esse motivo, veja algumas dicas simples que podem ajudar e muito a controlar este mal:

Consuma cereais integrais e tenha uma dieta variada

Uma dieta variada composta por legumes, frutas, cereais integrais e vegetais ajudam a aliviar os sintomas do estresse. Inclua salmão, abacate e linhaça, que são fontes de ácidos graxos essenciais, sendo uma gordura boa essencial para o ótimo funcionamento do sistema nervoso.
Evite alimentos como queijos amarelos, bebidas alcoólicas, e carboidratos refinados (pães, bolos e massas com farinha branca).

Evite cafeína

Algumas bebidas ricas em cafeína como alguns chás, cafés e refrigerantes, podem afetar o humor, provocando dores de cabeça, insônia, ansiedade, azia, dor de estômago, má digestão, gastrite.

Coma com calma

É muito importante comer de 3 em 3 horas, em ambientes calmos e sem barulho. Consumir verduras, frutas e bastante liquido fazem o corpo funcionar melhor, e consequentemente a mente fica mais sã quando o corpo está mais saudável.

Exercite-se frequentemente

Exercícios físicos são essenciais para liberar várias substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem-estar e prazer, a principal delas é a endorfina, um dor hormônios produzidos pelo cérebro durante e depois da atividade física, esse hormônio reduz o estresse e a ansiedade. O ideal é que cada pessoa identifique uma atividade que dê prazer. O ideal é pesquisar sobre as mais variadas atividades e escolher aquela que permita que você relaxe!
Identifique a causa do estresse
O estresse pode estar relacionado a questões práticas, mas também a questões emocionais. Saiba quais são os gatilhos para as suas crises de estresse. Faça uma lista dos fatores que desencadeiam esses sintomas e procure eliminá-los do seu dia a dia.

Organize-se

Tenha uma agenda sempre à mão para organizar os seus compromissos diários, mantenha seu ambiente e sua casa em ordem, uma rotina ou um ambiente desorganizado pode colaborar para a ansiedade e outras situações de estresse.

Durma bem

Uma noite de sono completa e tranquila é essencial para que o corpo se recupere e tenha energia para o dia seguinte, não queira passar a madrugada trabalhando, por exemplo. É muito importante dormir por aproximadamente 8 horas por dia.

Extravase suas emoções

Faça isso não só se exercitando, mas também expondo seus sentimentos, falando sobre eles, seja com profissionais, seja com amigos.

Respire

Exercícios de respiração são uma ótima maneira para reduzir a frequência cardíaca e relaxar. Inspire pelo nariz e expire pela boca, quantas vezes forem necessárias para acalmar os ânimos.

Reserve pelo menos algumas horas na semana para fazer algo que você goste

Tenha momentos livres na sua agenda, vá ao shopping, saia para um bar ou restaurante, assista a um filme ou a uma série em casa… Faça isso tudo sem se cobrar em relação a horário!
Muitas vezes, os pequenos momentos de prazer como estes ficam “reservados” apenas para o final de semana, mas é bom vivê-los em meio à semana também, tornando-a assim mais leve e gostosa. Coloque como prioridade esse tempo e você se sentirá mais leve e produtivo.

Aproveite o seu final de semana

No final de semana em especial, desligue-se do trabalho. Viaje, saia com os amigos, reúna-se com a família, durma mais… Faça todo tipo de coisa que, por mais simples que pareça, te dê prazer. Mas, além disso tudo, sorria! Dê gargalhadas! Fale sobre coisas boas, seja positivo (e não fique só falando sobre seus problemas). Por mais clichê que pareça, rir ainda é o melhor remédio!

Últimas do blog

Card image cap
O que é gergelim branco? Descubra o que ele traz de bom para a sua saúde!

O gergelim é uma pequena semente que cresce em vagens na planta Sesamum indicum.A casca d&aac...

Card image cap
Como fazer o preparo da quinoa?

A quinoa é um grão riquíssimo em proteínas e um dos poucos alimentos veg...

Card image cap
Por que consumir produtos lights ou diets se não estou em dieta restritiva?

Você já teve esse pensamento? Se deparou com algumas opções de produtos c...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube