Blog

Conheça os benefícios do mel

24/05/2018

O mel é um produto natural produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flores. Esse néctar é armazenado pelas abelhas em seus respectivos aparelhos digestivos, onde irá acontecer reações químicas pela ação de algumas enzimas. Após ser decomposto em dois tipos de açúcares mais simples, a glicose e a frutose, o néctar misturado às enzimas é regurgitado pelas abelhas nos favos da colmeia. Uma vez na estrutura, o mel começa a desidratar e a se concentrar, convertendo-se no alimento que conhecemos como mel.
É muito utilizado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos, além de ser um ótimo adoçante natural, ele é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, contém ação antioxidante e prebiótica, essa última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e atividade de micro-organismos benéficos.
Contém potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobalto, manganês, cobre e outros minerais muito importantes para a saúde.

Vamos dar uma olhada nos vários benefícios nutricionais desse adoçante natural

Mel x Açúcar - É praticamente impossível falar dos benefícios do mel sem falar do açúcar branco. Resistir aos doces é difícil, por isso é preciso procurar alternativas nutritivas e saudáveis para substituir o açúcar branco. O mel pode ser adicionado em diversos momentos do nosso dia, substituindo o açúcar, já que o açúcar contém apenas “calorias vazias”, ou seja, é glicose pura, sem minerais ou vitaminas. Lembrando que o recomendado é colocar no máximo uma colher de sopa de mel por dia, já que o mesmo também é calórico.

Aumenta a imunidade: Fonte de antioxidantes e diversos minerais como potássio, cálcio e vitaminas A, B e C, diminui a fragilidade devido ao aumento do nível de antioxidantes, protegendo o sistema imunológico, deixando o organismo livre de gripes, resfriados e outras enfermidades.

Possui efeito expectorante: A combinação do mel com limão tem um efeito expectorante que promove o alivio da tosse. Devido a sua ação antibactericida o mel ajuda no tratamento das vias aéreas, tornando o sistema respiratório saudável, livre de tosses e asma, por exemplo.

Auxilia na digestão: O mel possui uma função conhecida como pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes. 

Melhora a prisão de ventre: Ao chegar no organismo, o mel tem um leve efeito laxante que pode servir para aliviar os problemas de prisão de ventre. Isso acontece devido ao alto teor de frutooligossacarideos, cuja função principal é de energizar, mas também de regular as dificuldades digestivas para eliminar os resíduos.

Aumenta a Energia: Caso você precise de energia de maneira rápida, o mel é uma ótima alternativa. Ele tem alto teor de glicose, e essa glicose do mel é absorvida muito rápida pelo corpo, ajudando a manter os minerais no organismo. Pela mesma razão, o mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

Melhora a memória: O néctar das flores contém antioxidantes que podem atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro.Um dos benefícios do mel é ajudar o corpo a absorver cálcio, mineral que por sua vez é indispensável para a saúde do sistema nervoso. O cérebro precisa de cálcio para processar nossos pensamentos e tomar decisões.

Algumas recomendações e cuidados na hora de consumir o mel: O mel contém quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável por conter muito mais nutrientes, mas precisa ser consumido com moderação. Pessoas diabéticas devem evitar, pois o mel eleva rapidamente a glicemia do sangue. Não é recomendado o uso do mel para crianças de até 2 anos de idade, pois o sistem digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre as propriedades do mel, que tal incluir  este alimento em sua alimentação diária?!

Últimas do blog

Card image cap
5 maneiras diferentes de usar a nossa granola 100% integral

Que a granola Da Magrinha 100% integral é uma delícia e feita com ingredientes com div...

Card image cap
Chia, a semente da vez!

Salvia hispânica, nome cientifico da chia, nativa da Guatemala e das regiões centrais d...

Card image cap
Piquenique saudável: 4 itens para incluir

Piquenique é tudo de bom, não é mesmo? Você consegue fazer de um momento...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube