Blog

Chia: Benefícios do consumo

06/05/2020

As sementes de chia estão entre os alimentos mais saudáveis do planeta, já que são carregados com nutrientes que podem trazer benefícios importantes para todo o corpo! Continuando a falar dessa semente, agora a gente veio te contar os porquês dela ser tão importante para a sua alimentação e saúde!

1. As sementes de Chia oferecem uma quantidade enorme de nutrientes com muito poucas calorias

Apesar de sua história antiga como alimento básico, as sementes de chia foram reconhecidas apenas recentemente como um superalimento moderno. Nos últimos anos, eles explodiram em popularidade e agora são consumidos por pessoas preocupadas com a saúde em todo o mundo.

Não se deixe enganar pelo tamanho! Essas minúsculas sementes dão um forte soco nutricional.A cada 15g (1 colher de sopa) você encontra:

  • Calorias: 73 kcal
  • Proteína: 2,5 gramas
  • Carboidratos: 6 gramas
  • Açúcar: 0 gramas
  • Fibra: 5,2 gramas
  • Gorduras: 4,6 gramas
  • Saturada: 0,5 gramas
  • Trans: 0 gramas
  • Ômega-3: 2,7 gramas
  • Selênio: 8,3µg

Isso os torna uma das melhores fontes mundiais de vários nutrientes importantes, caloria por caloria.

Para finalizar, as sementes de chia são um alimento integral, normalmente não são transgênicas e naturalmente isentas de glúten.

2. Sementes de Chia são carregadas com antioxidantes

Outra área na qual a chia brilha é o seu alto teor de antioxidantes, protegendo as gorduras sensíveis das sementes de ficarem rançosas.

Embora os benefícios dos suplementos antioxidantes sejam debatidos, os pesquisadores concordam que obter antioxidantes dos alimentos pode ter efeitos positivos na saúde.
Mais importante ainda, os antioxidantes combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas celulares e contribuir para o envelhecimento e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

3. Quase todos os carboidratos na Chia são de fibra

Duas colheres de sopa de chia tem 12 gramas de carboidratos. No entanto, 11 desses gramas são de fibra, que seu corpo não digere.

A fibra não aumenta o açúcar no sangue nem exige que a insulina seja descartada. Embora pertença à família dos carboidratos, seus efeitos na saúde são drasticamente diferentes daqueles dos carboidratos digeríveis, como amido e açúcar.

Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, as sementes de chia podem absorver de 10 a 12 vezes o seu peso na água, tornando-se semelhantes a gel e expandindo-se no estômago.
Teoricamente, isso deve aumentar a plenitude, diminuir a absorção de sua comida e ajudá-lo a comer automaticamente menos calorias.
A fibra também alimenta as bactérias amigáveis ​​do intestino, o que é importante - manter a flora intestinal bem alimentada é absolutamente crucial para a saúde.
As sementes de chia são 40% de fibra em peso, tornando-as uma das melhores fontes de fibra do mundo.

4. Sementes de Chia são proteínas de alta qualidade

As sementes de chia contêm uma quantidade razoável de proteínas. Possuem cerca de 14% de proteína, o que é muito alto em comparação com a maioria das plantas.

Elas também têm um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais, portanto seu corpo deve poder usar o conteúdo de proteínas.
As sementes de chia são realmente uma excelente fonte de proteína - especialmente para pessoas que comem pouco ou nenhum produto de origem animal. Uma alta ingestão de proteínas diminui o apetite e demonstrou reduzir em 60% os pensamentos obsessivos sobre comida e em 50% o desejo de comer à noite.

5. O alto teor de fibras e proteínas nas sementes de chia pode ajudá-lo a perder peso

Muitos especialistas em saúde acreditam que as sementes de chia podem ajudar na perda de peso.

Sua fibra solúvel absorve grandes quantidades de água e se expande no estômago, o que deve aumentar a plenitude e retardar a absorção dos alimentos.
Além disso, a proteína nas sementes de chia pode ajudar a reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.
Embora seja improvável que adicionar sementes de chia à sua dieta cause perda de peso por conta própria, muitos especialistas acreditam que elas podem ser uma adição útil a uma dieta para perda de peso.

Uma dieta para perda de peso é mais do que apenas alimentos únicos. Toda a dieta conta, bem como outros comportamentos no estilo de vida, como sono e exercícios.
Quando combinadas com uma dieta baseada em alimentos reais e um estilo de vida saudável, as sementes de chia podem definitivamente ajudar a promover a perda de peso.

6. Sementes de Chia são ricas em ácidos graxos ômega-3

Como sementes de linhaça, as sementes de chia são muito ricas em ácidos graxos ômega-3. De fato, as sementes de chia contêm mais ômega-3 que o salmão, grama por grama.
No entanto, é importante ter em mente que os ômega-3 neles são principalmente ALA (ácido alfa-linolênico). O ALA precisa ser convertido nas formas ativas ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) antes que seu corpo possa usá-lo.
Infelizmente, os seres humanos não são muito eficientes na conversão do ALA nessas formas ativas.

7. Sementes de Chia podem reduzir seu risco de doença cardíaca

Dado que as sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, elas podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Seus benefícios foram examinados em vários estudos, mas os resultados foram inconclusivos.
Alguns estudos mostram que as sementes de chia reduzem significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que é um forte fator de risco para doenças cardíacas.

No geral, é possível que as sementes de chia possam beneficiar a saúde do coração, mas provavelmente não terão um efeito importante a menos que sejam acompanhadas por outros estilos de vida benéficos e mudanças na dieta.

8. As sementes de Chia são ricas em muitos nutrientes ósseos importantes

As sementes de chia são ricas em vários nutrientes importantes para a saúde dos ossos. Isso inclui cálcio, fósforo, magnésio e proteína.

O teor de cálcio é particularmente impressionante - 18% do RDI em duas colheres de sopa (30 gramas).
Grama por grama, isso é maior que a maioria dos produtos lácteos. Como resultado, as sementes de chia podem ser consideradas uma excelente fonte de cálcio para pessoas que não comem laticínios.

No entanto, as sementes de chia também contêm ácido fítico, o que reduz a absorção de cálcio em certa medida.

9. Sementes de Chia podem reduzir os níveis de açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum são um sintoma típico de diabetes tipo 2 não tratado.

Níveis consistentemente altos de açúcar no sangue em jejum estão associados a um risco aumentado de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas.
Mas picos temporários nos níveis de açúcar no sangue após as refeições também podem ter efeitos adversos à saúde quando eles são excessivamente altos regularmente.
Alguns estudos em humanos apóiam isso, mostrando que comer pão que contém sementes de chia reduz o aumento de açúcar no sangue após a refeição em comparação com o pão que não inclui nenhum chia.

10. Eles podem reduzir a inflamação crônica

Inflamação é a resposta normal do seu corpo a infecções ou lesões. A pele vermelha e inchada é um exemplo típico.
Embora a inflamação ajude seu corpo a curar e combater bactérias, vírus e outros agentes infecciosos, às vezes pode causar danos.

Isso se aplica principalmente à inflamação crônica, que está associada a um risco aumentado de doenças cardíacas e câncer.
A inflamação crônica geralmente não apresenta sinais visíveis, mas pode ser avaliada medindo marcadores inflamatórios no seu sangue.
Vários hábitos de vida pouco saudáveis ​​aumentam o risco de inflamação crônica, incluindo tabagismo, falta de exercício ou má alimentação.

11. As sementes de Chia são fáceis de incorporar à sua dieta

As sementes têm um sabor bastante agradável, então você pode adicioná-las a praticamente qualquer coisa.
Eles podem ser consumidos crus, embebidos em suco, adicionados a mingau, vitaminas ou, como é no nosso caso, incorporado à todos os produtos Da Magrinha!

Você também pode polvilhá-los sobre pratos de cereais, iogurte, legumes e frutas.
Devido à sua capacidade de absorver água e gordura, eles podem ser usados ​​para engrossar molhos e como substitutos de ovos nas receitas.
Eles também podem ser misturados com água e transformados em gel.
Adicionar sementes de chia às receitas aumentará dramaticamente seu valor nutricional.

Se você deseja comprar sementes de chia, há uma excelente opção: Chia Da Magrinha 100% integral , que vem inclusive na nossa embalagem com zip!

Últimas do blog

Card image cap
Semente de linhaça, por que adotar na sua alimentação?

Você já ouvir falar sobre a semente de linhaça? Se ainda não, não...

Card image cap
Veja como retomar o foco para uma alimentação saudável!

No início do ano colocamos aqui no nosso blog algumas dicas para você manter uma alimen...

Card image cap
Mantenha a sua alimentação saudável agora no frio

A temperatura começa a diminuir e tudo o que desejamos é comer algo quentinho e gostos...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube