Blog

Benefícios do kefir e formas de consumir

02/02/2021

O Kefir cada vez mais tem ganho espaço na alimentação e no dia a dia das pessoas. Além de ser bem prático de preparar e consumir, ainda possui muitos benefícios para a saúde.
Além de contar um pouquinho mais sobre essa bebida fermentada, vamos ainda te dar algumas dicas de combinações com os produtos da Da Magrinha, para deixar tudo ainda mais gostoso!

1. O kefir é uma fonte fantástica de muitos nutrientes

Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita com leite de vaca.

É feito adicionando grãos de kefir ao leite. Não são grãos de cereais, mas colônias semelhantes a grãos de leveduras e bactérias do ácido láctico que se parecem com uma couve-flor.

Durante aproximadamente 24 horas, os microorganismos nos grãos de kefir se multiplicam e fermentam os açúcares do leite, transformando-o em kefir. Em seguida, os grãos são retirados do líquido e podem ser usados ​​novamente.
Em outras palavras, o kefir é a bebida, mas os grãos de kefir são a cultura inicial que você usa para produzir a bebida.

O kefir é originário de partes da Europa Oriental e do sudoeste da Ásia. O nome é derivado da palavra turca keyif, que significa “sentir-se bem” depois de comer.

As bactérias lácticas dos grãos transformam a lactose do leite em ácido láctico, então o kefir tem gosto azedo como iogurte - mas tem uma consistência mais fina.
Um copo (aproximadamente 175 ml) de kefir possui:

  • Proteína: 4 gramas
  • Cálcio: 10% do DRI
  • Fósforo: 15% do DRI
  • Vitamina B12: 12% do DRI
  • Riboflavina (B2): 10% do DRI
  • Magnésio: 3% do DRI
  • Uma quantidade decente de vitamina D

Além disso, o kefir tem cerca de 100 calorias, 7 a 8 gramas de carboidratos e 3 a 6 gramas de gordura, dependendo do tipo de leite usado.
O Kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo ácidos orgânicos e peptídeos que contribuem para seus benefícios à saúde. Versões sem laticínios de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco ou outros líquidos doces. Eles não terão o mesmo perfil de nutrientes que o kefir à base de laticínios.

2. O kefir é um probiótico mais poderoso do que o iogurte

Alguns microrganismos podem ter efeitos benéficos para a saúde quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, esses microrganismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, auxiliando na digestão, no controle do peso e na saúde mental.
O iogurte é o alimento probiótico mais conhecido na dieta ocidental, mas o kefir é, na verdade, uma fonte muito mais potente. Os grãos de kefir contêm até 61 cepas de bactérias e leveduras, o que os torna uma fonte probiótica muito rica e diversa, embora a diversidade possa variar.
Outros produtos lácteos fermentados são feitos de muito menos cepas e não contêm nenhuma levedura.

3. O kefir tem propriedades antibacterianas potentes

Acredita-se que certos probióticos do kefir protegem contra infecções. Isso inclui o probiótico Lactobacillus kefiri, que é exclusivo do kefir.
Estudos demonstram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias nocivas, incluindo Salmonella, Helicobacter pylori e E. coli.
O kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas.

4. O kefir pode melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela deterioração do tecido ósseo e é um grande problema nos países ocidentais. É especialmente comum entre mulheres mais velhas e aumenta drasticamente o risco de fraturas.
Garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose.
O kefir integral não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de vitamina K2 - que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio. A suplementação com K2 demonstrou reduzir o risco de fraturas em até 81%.
Estudos recentes em animais associam o kefir ao aumento da absorção de cálcio nas células ósseas. Isso leva a uma densidade óssea melhorada, o que deve ajudar a prevenir fraturas.

5. Os probióticos podem ajudar com vários problemas digestivos

Probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigáveis em seu intestino. É por isso que são altamente eficazes no tratamento de muitas formas de diarreia.
Além do mais, ampla evidência sugere que os probióticos e alimentos probióticos podem aliviar muitos problemas digestivos. Isso inclui a síndrome do intestino irritável (SII), úlceras causadas por infecção por H. pylori e muitas outras.
Por esse motivo, o kefir pode ser útil se você tiver problemas de digestão.

6. Kefir pode ser uma opção com baixo teor lactose

Os laticínios regulares contêm um açúcar natural chamado lactose. Muitas pessoas, especialmente os adultos, são incapazes de decompor e digerir a lactose adequadamente. Essa condição é chamada de intolerância à lactose.
As bactérias do ácido láctico nos alimentos lácteos fermentados - como o kefir e o iogurte - transformam a lactose em ácido láctico, então esses alimentos têm muito menos lactose do que o leite. Eles também contêm enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.
Portanto, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, pelo menos em comparação com o leite normal. Lembre-se de que é possível fazer kefir 100% sem lactose usando água de coco, suco de frutas ou outra bebida não láctea.

7. Kefir pode melhorar os sintomas de alergia e asma

As reações alérgicas são causadas por respostas inflamatórias contra certos alimentos ou substâncias. Pessoas com um sistema imunológico super sensível são mais propensas a alergias, que podem provocar doenças como a asma.
Em estudos com animais, o kefir demonstrou suprimir as respostas inflamatórias relacionadas a alergias e asma. Estudos em humanos são necessários para explorar melhor esses efeitos.

8. Combinações com os produtos Da Magrinha

Agora que você já sabe tudo o que há de bom no kefir, vamos te dar algumas ideias para variar o seu consumo aí na alimentação diária:

Últimas do blog

Card image cap
O que comer antes de dormir?

Chegou aquele momento da noite em que o nosso corpo e mente estão cansados de tantos afazeres...

Card image cap
Quais alimentos fazem bem para a sua memória?

Seu cérebro é um grande negócio! Como o centro de controle de seu corpo, &eacut...

Card image cap
Como montar um cardápio com produtos integrais Da Magrinha

Tenha uma vida mais saudável com um pouco de planejamento!Sabe-se que os grãos integra...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube