Blog

Alimentos para a TPM

12/03/2019

A famosa tensão pré-menstrual (TPM) que rodeia a vida das mulheres em idade fértil, ocorre na semana anterior à menstruação e melhora com o início do fluxo menstrual.
Em seguida, emerge o período pouco fértil, característico pela excreção do óvulo não fecundado, bem como da evacuação da mucosa uterina, também conhecida por endométrio.

Mas o que causa a TPM?

Neste período a principal causa é a alteração hormonal (estrogênio e progesterona) que interfere no sistema nervoso central (SNC), causando alguns sintomas nas mulheres.

Quais são os sintomas da TPM?

  • enxaqueca;
  • inchaço;
  • vontade de comer doce;
  • alteração de humor;
  • cólica;
  • inchaço, devido à retenção de líquido;
  • dores nos seios, abdômen e coxas.

O que fazer para aliviar esses sintomas?

Acompanhe conosco algumas dicas alimentares, que contribuirão para o alívio desses sintomas.

Alimentação na TPM: o que comer?

  • Vitamina B6: evita o inchaço, a fadiga e proporciona bem-estar. Presente principalmente em cereais e grãos integrais, como a Farinha de Trigo 100% Integral da Magrinha e a Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha
  • Vitamina D: interfere juntamente com o cálcio nos níveis de estrogênio, assim sendo, devemos consumi-lo em alimentos como ovos, atum e leite. Vale ressaltar, que é colaborativo se expor (braços e pernas à mostra) diariamente ao sol por 15 a 20 minutos, antes das 10h ou depois das 16h.
  • Vitamina E: ajuda na redução de sintomas como cólica e dor de cabeça. É encontrada em algumas sementes como amêndoas, nozes, avelã, amendoim, etc.
  • Água: seu consumo ajuda a desinchar no período pré-menstrual. Dessa maneira, é válida a ingestão de sucos naturais e água de coco.
  • Fibras: ajudam no bom funcionamento do intestino, o que evita problemas como constipação. Ainda, mantêm o nível de açúcar no sangue, o que confere maior saciedade e esquiva vontade de alimentar-se de doce e guloseimas. As fibras estão presentes em cereais integrais como o Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha e o trigo, além de frutas, hortaliças e sementes como a Chia 100% Integral Da Magrinha .
  • Ômega 3: tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as espinhas, tão comuns neste período. Encontrado em peixes, couve, nozes, amendoim, amêndoas e, principalmente, na Linhaça da Magrinha (Dourada e Marrom ) e a Chia 100% Integral da Magrinha .
  • Ômega 6: tem como função aliviar a retenção de líquidos, dores nas mamas e irritabilidade. Encontrado nas nozes, semente de girassol e amendoim.
  • Cálcio: diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Por isso, o consumo de alimentos como leite e vegetais de cor verde-escura ajudam na atenuação das cólicas e dores nas costas.
  • Magnésio: auxilia na redução de sintomas como a cólica, a compulsão por doces e a dor de cabeça. Encontrado na banana, no feijão preto, no abacate e, principalmente, em cereais e grãos integrais como a Granola Tradicional 100% Integral da Magrinha e o Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha .
  • Zinco: ajudam a reduzir sintomas como ansiedade e irritabilidade. Além disso, controlam o aparecimento de acne, que costuma acentuar-se nesse período.

Agora que você sabe o que comer na TPM, conheça algumas dicas para fazer desse período o melhor possível.

  • usar roupas adequadas, leves e que não apertem a região abdominal;
  • praticar exercícios físicos, pois, reduzem os sintomas pré-menstruais;
  • ter repouso suficiente.

E quais alimentos devemos evitar?

Bebidas alcoólicas e bebidas ricas em xantina como café, chá preto e o chimarrão. Ambos causam enxaqueca, irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor, além de reduzir a vitamina B do organismo.

Alimentos doces apesar de causarem um alívio imediato dos sintomas, exercem “efeito rebote”, aumentando repentinamente a compulsão por açúcar. O excesso do consumo de açúcar intensifica os efeitos desagradáveis de irritabilidade, dores, fadiga e ansiedade.

O sódio aumenta a retenção de líquidos e enxaqueca, logo, eleva o mal-estar corporal. Dessa forma, evite alimentos embutidos como salsicha, hambúrgueres, linguiça, queijos temperados e presuntos, pois, são industrializados e possuem em sua fórmula alta concentração salina. Se possível, utilize temperos, ervas e especiarias naturais.

Receitas para aliviar a TPM

Mingau de aveia com granola, banana e geléia de morango.

Ingredientes:

Modo de preparo: Esquente o leite e duas xícaras de água em fogo médio até começar a ferver. Em seguida, adicione a aveia e deixe ferver para baixar o fogo, depois cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente até engrossar. Retire do fogo e deixe descansar tampado por cerca de 2 minutos, adicione um pouco de leite, caso necessário. Então sirva com a geléia, o mel, a granola e a banana.

Vitamina de framboesa e kiwi com chia e linhaça

Ingredientes:

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Para caprichar na apresentação e deixá-la mais refrescante, utilize folhas de hortelã.

Últimas do blog

Card image cap
Quais são os grãos integrais nos produtos Da Magrinha?

Você sabia que todos os produtos Da Magrinha são 100% integrais, com certificaç&...

Card image cap
APAS e Da Magrinha 100% INTEGRAL

Primeira marca do Brasil no segmento de saudáveis sem lupas de alto teor e com itens tamanho...

Card image cap
Volta às aulas: Dicas de lanches para a criançada com a Da Magrinha

Final de janeiro e início de fevereiro representam uma coisa: volta às aulas! E com is...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube