Blog

Alimentação na Amamentação

22/05/2019

 A amamentação é fundamental para o crescimento, desenvolvimento, saúde e nutrição dos bebês. Trata-se de uma intervenção simples, que além de nutrir a criança, envolve mãe e filho numa interação profunda.

O leite materno é o alimento ideal para o lactente exclusivamente até os 6 meses de vida, seja ele direto da mama ou ordenhado, pois possui benefícios reconhecidos e amplamente difundidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tudo o que a mãe consumir irá para o leite, por isso é muito importante entender os benefícios que a amamentação traz para os bebês e quais alimentos deverão ter mais atenção, tanto para o bem quanto para o mal.

Benefícios da amamentação
Para a criança:

  • Fortalece o sistema imunológico, pois protege contra infecções respiratórias, obesidade dentre outros;
  • Reduz a ocorrência de distúrbios no intestino, como diarreias e constipação intestinal;
  • Promove o desenvolvimento cognitivo;
  • Contribui para o melhor desenvolvimento neurológico;
  • Promove o crescimento;
  • Favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, advindo pelo ato de sucção via amamentação;
  • Reduz o risco de desenvolvimento da obesidade, diabetes e/ou hipertensão;
  • Reduz o índice de mortandade infantil;
  • Diminui o risco de alergias;
  • Reduz custos financeiros.

Para a mãe:

  • Menor sangramento pós-parto e, consequentemente, menor incidência de anemias;
  • Recupera com mais rápida o peso pré-gestacional;
  • Reduz o número de fraturas ósseas por osteoporose;
  • Menor prevalência de câncer no ovário, endométrio e mama;
  • Retorno mais rápido do útero para o tamanho normal.

O que compõe o leite materno?

  • Água: é o maior componente do leite e desempenha papel fundamental na regulação da temperatura corporal. Assim não há necessidade de ofertar água para a criança;
  • Proteínas: age contra infecções e alergia alimentar. O leite maduro contém mais proteínas nutritivas que o colostro;
  • Gordura: possui Omega 3 e Omega 6, que auxiliam no desenvolvimento cerebral. Cerca de 50% da energia do leite está nesse nutriente;
  • Carboidratos: favorece a absorção do cálcio e fornece energia;
  • Vitaminas e Minerais: durante os primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo garante boa biodisponibilidade dos nutrientes. (potássio, cloro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cobre, iodo, cromo, selênio, flúor, manganês, etc.)

Por isso, a alimentação da mãe é MUITO importante para a composição do leite materno. Amamentar gasta muita energia e você deve repô-la consumindo alimentos e líquidos além do normal. É relevante conhecer quais são as melhores opções para a dieta nesse período, então confira com a gente!

O mais indicado é uma dieta variada, que inclua pães, cereais, frutas, legumes, verduras e derivados do leite e da carne. Dividir as refeições seis vezes por dia, em quantidades moderadas, pode ser uma boa ideia para garantir que você se alimente da forma correta e ingira a quantidade recomendada de calorias.

Outra dica é evitar os excessos no consumo de sal. Por isso, alimentos prontos como sopas em pó, temperos e caldos em tabletes, molhos em geral, ketchup, mostarda e conservas podem não ser uma boa escolha. Também evite café, chá preto ou refrigerantes, pois podem causar cólicas no bebê.

Ainda é recomendável que você evite alimentos que fermentem durante o processo de digestão, como feijão, cebola, alho, ovos e outros. Peixes como camarão, atum e salmão podem fazer parte da dieta; da mesma forma, que é necessário suspender o consumo de bebidas alcoólicas e uso de cigarro.

A hidratação também é importante. Boa parte do leite materno é água, então, quanto mais hidratada você estiver, mais leite vai produzir. O recomendado é três litros por dia que podem ser água e sucos naturais.

Atenção: não há nenhuma comprovação científica sobre alimentos que aumentam a produção do leite materno. Nem cerveja preta, nem canjica, nem caldo de peixe ou qualquer outra comida e bebida têm esse poder. Isso é um mito!

Possuímos uma linha 100% integral, rica em fibras, nutrientes e sabores irresistíveis para tornar esse momento ainda mais especial. Temos Granolas , Cookies , Snacks e Complementos , todos 100% integrais de verdade! É indispensável uma alimentação saudável para a mãe e para o bebê, por isso, continue lendo nossas dicas no blog e conheça nossos produtos.

Últimas do blog

Card image cap
Farelo de aveia: diferenças e benefícios

A aveia é amplamente considerada como um dos grãos mais saudáveis que você...

Card image cap
O que comer para aumentar o foco?

De repente você precisa de concentração para conseguir estudar e realizar aquela...

Card image cap
Dicas para saciar a fome entre as refeições

Você também é daquelas pessoas que no meio da manhã ou da tarde, entre um...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube