Blog

Açúcar Mascavo – O que é e suas vantagens em relação ao refinado

12/11/2018

O açúcar é sempre tido como vilão da alimentação saudável, mas com um sabor tão irresistível é super difícil cortá-lo da nossa dieta! Uma ótima solução é diminuir os impactos desse nosso malvado favorito na nossa dieta e, para isso, recomendamos o uso de tipos mais saudáveis de açúcar, como o Mascavo ou o Demerara. Hoje vamos falar sobre os benefícios do açúcar Mascavo e as diferenças dele para o refinado!

Afinal, o que é e pra que serve o açúcar Mascavo?

O açúcar Mascavo possui cor marrom ou dourada, sendo a forma mais bruta do produto. A cor se deve ao fato de não ter passado pelo processo de refino, o que preserva vitaminas e minerais. Embora seu sabor seja mais forte por conservar o melaço da cana, o açúcar Mascavo pode ser usado da mesma forma que o refinado.
Pelo fato de ainda possuir alguns dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e não ter passado pelo refino, que adiciona aditivos químicos ao açúcar, o Mascavo é mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais saudável!

Quais as diferenças entre o açúcar Mascavo e o Refinado?

O açúcar Refinado é o açúcar branco. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar ou do açúcar Mascavo. Inicialmente marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme. Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais, o que o transforma em um alimento sem nutrientes. Já o açúcar Mascavo está em sua forma bruta, escura e úmida, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Por não passar pelo processo de refino, ele mantém vitaminas e minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
Seu sabor é forte e similar ao do caldo de cana, sendo mais facilmente perceptível ao paladar.
Além disso, é menos calórico que o Refinado e os oxidantes presentes no Mascavo ajudam a combater os radicais livres que colaboram para o envelhecimento das células do nosso corpo e são responsáveis por diversas doenças.
Outra pergunta bastante comum é: quem tem Diabete pode comer açúcar Mascavo? Pode, mas com moderação total. Ainda que seja mais saudável que a versão refinada, o açúcar Mascavo ainda é açúcar! Logo, certa moderação é recomendada no uso do Mascavo também.
Para os que pretendem substituir o açúcar refinado pelo Mascavo, uma ótima dica é ir substituindo aos poucos. Começar com sua inserção no preparo de bebidas, como sucos e até mesmo café com leite, ajuda a acostumar o paladar ao sabor mais forte. À medida que o sabor for se tornando mais agradável, recomendamos a inserção em outros alimentos, como bolos e pães!

E agora? Açúcar Mascavo ou Demerara?

Para as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, é comum a dúvida entre Mascavo e Demerara. A questão é, em grande parte, de preferência pessoal.
O Açúcar Demerara passa por um leve processo de refinamento durante sua produção, porém não leva aditivos químicos para o refino, apresentando uma cor marrom clara. Por não levar os aditivos, que são responsáveis por tirar os nutrientes, o Demerara possui um valor nutricional similar ao do Açúcar Mascavo.
O sabor do Demerara é similar ao de caramelo, sendo mais interessante para as pessoas que não gostam do sabor do Mascavo. No entanto, o Demerara apresenta uma dissolução mais difícil, o que o faz ser mais ideal para tortas, pães e bolos, enquanto o Mascavo pode ser usado, também, como açúcar de mesa, por dissolver mais facilmente que o Demerara.

Vantagens dos Produtos Da Magrinha

Recomendamos sempre o uso de produtos Da Magrinha em nossas receitas, pois eles são feitos pensando no seu bem-estar. Entre as vantagens do uso dos nossos produtos estão:
São 100% Integrais, possuem um selo internacional chamado Whole Grain, dado somente para produtos integrais de verdade!
Todas as linhas possuem 7 grãos: Aveia, Arroz, Chia, Centeio, Gergelim, Linhaça e Quinoa.
A Da Magrinha possui embalagens Stand Up Pouch com Zip Lock, ou seja, embalagens inteligentes que facilitam no dia-a-dia.
Agora vamos para a parte que sabemos que você está esperando! É hora das receitas saudáveis Da Magrinha!

Receitas saudáveis usando açúcar Mascavo

Cocada Integral com açúcar Mascavo

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de Açúcar Mascavo 100% Integral Da Magrinha
  • 200g de coco ralado queimado
  • ½ xícara de chá de água

Modo de preparo: Coloque o Açúcar Mascavo 100% Integral Da Magrinha e a água em uma panela e aqueça até começar a ferver. Adicione o coco ralado, mexendo sempre até dar liga. Retire do fogo e forme as cocadas com o auxílio de uma colher. Coloque-as em um recipiente untado e deixe esfriar. Rende 20 cocadas!

Bolo de farinha de milho

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de Açúcar Mascavo 100% Integral Da Magrinha ou Açúcar Demerara 100% Integral Da Magrinha
  • 1/2 xíc. chá de óleo de coco
  • 2 xíc. chá de farinha de milho
  • 1 xíc. chá de leite de coco
  • 1 col. sopa de fermento em pó

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes secos, com exceção do fermento. Depois acrescente os líquidos: óleo de coco, leite de coco e ovos. Misture todos os ingredientes até que fique uma mistura homogênea.
Por último, acrescente o fermento em pó e misture levemente. Unte uma fôrma e acrescente a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar. Faça o teste do palito. Espete o palito no bolo: se sair sequinho está pronto!

Por hoje é tudo! Se gostaram dessa postagem, acompanhem nosso blog pra não ficarem por fora das nossas novidades e curtam a nossa página no Facebook!

Últimas do blog

Card image cap
Veja dicas para amenizar a TPM com uma boa alimentação

A Tensão Pré-Menstrual, ou mais conhecida por TPM, é um problema que atinge cer...

Card image cap
Para que serve o Triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, o nosso corpo não consegue pro...

Card image cap
Farelo de aveia: diferenças e benefícios

A aveia é amplamente considerada como um dos grãos mais saudáveis que você...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube