Blog

5 alimentos que podem ajudar a reduzir o risco de Câncer de mama

08/10/2019

Outubro chegando e hoje, mundialmente falando, já há uma maior conscientização para o controle do câncer de mama, tanto que que esse mês passou a ser mais conhecido como Outubro Rosa.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o objetivo é de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

E nós Da Magrinha queremos contribuir e ajudar nessa campanha trazendo trazendo algumas dicas de alimentos que podem te ajudar nessa prevenção, já que o desenvolvimento do câncer demonstrou ser fortemente influenciado pela alimentação, que pode ou não fornecer compostos benéficos.

Compostos benéficos? É aqui na Da Magrinha! Confere a nossa lista:

Oleaginosas (Nuts)

A pesquisa descobriu que comer nuts pode estar associado a um menor risco de certos tipos de câncer. Por exemplo, um estudo analisou as dietas de quase vinte mil pessoas e descobriu que comer uma quantidade maior de oleaginosas estava associado a um risco menor de morrer devido ao câncer.

Da mesma forma, um estudo mostrou que a ingestão de oleaginosas diminuiu a taxa de crescimento de células de câncer de mama em 80% e reduziu o número de tumores em 60% em camundongos.

Esses resultados sugerem que adicionar uma porção de nuts à sua dieta todos os dias pode reduzir o risco de desenvolver câncer no futuro. E aqui temos uma lista imensa de produtos com variadas oleaginosas:

Azeite de Oliva

O azeite está repleto de benefícios para a saúde, portanto, não é de admirar que seja um dos alimentos básicos da dieta mediterrânea. Vários estudos descobriram que uma maior ingestão de azeite de oliva pode ajudar a proteger contra o câncer.

Uma revisão maciça composta por 19 estudos mostrou que as pessoas que consumiram uma maior quantidade de azeite tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama e câncer do sistema digestivo do que aquelas com menor ingestão.

A troca de outros óleos em sua dieta por azeite é uma maneira simples de aproveitar seus benefícios à saúde. Você pode regar com saladas e legumes cozidos, ou tente usá-lo em suas marinadas para carne, peixe ou aves. Que tal fazer uma Maionese de Azeite para acompanhar os nossos Biscoitos salgados e multigrãos 100% integrais nos sabores Tomate , Queijo ou Cebola ?

  • ¼ xícara de leite integral em temperatura ambiente;
  • aproximadamente 1 xícara de azeite de oliva;
  • sal a gosto
  • opcional: alho, ervas secas ou frescas, pimenta, cúrcuma/açafrão

Em um liquidificador ou mixer, coloque todos os ingredientes, exceto o azeite. Conforme a mistura vai batendo, vá adicionando aos poucos o azeite até que a maionese atinja a consistência desejada. Lembrando que quanto mais azeite, mais espessa a maionese ficará.

Açafrão / Cúrcuma

Açafrão é um tempero conhecido por suas propriedades promotoras de saúde. A curcumina, seu ingrediente ativo, é uma substância química com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e até anticâncer.

A curcumina também demonstrou ser eficaz em retardar o crescimento de células de câncer de pulmão, mama e próstata.

Para obter os melhores resultados, procure pelo menos 1 / 2–3 colheres de chá (1–3 gramas) de açafrão por dia. Use-o como uma especiaria moída para dar sabor aos alimentos e emparelhe-o com pimenta preta para ajudar a aumentar sua absorção. Acima colocamos uma receita de maionese caseira. Essa pode ser também mais uma opção de consumo!

Brócolis

O brócolis contém sulforafano, um composto vegetal encontrado em vegetais crucíferos que podem ter propriedades anticancerígenas potentes.

Um estudo mostrou que o sulforafano reduziu o tamanho e o número de células de câncer de mama em até 75%. Incluir brócolis com algumas refeições por semana pode trazer alguns benefícios no combate ao câncer.

Linhaça

Com alto teor de fibras e gorduras saudáveis para o coração, a linhaça pode ser uma adição saudável à sua dieta. Algumas pesquisas mostraram que isso pode até ajudar a diminuir o crescimento do câncer e ajudar a matar as células cancerígenas.

Em um estudo, 32 mulheres com câncer de mama receberam um bolinho de linhaça diariamente ou placebo por mais de um mês. No final, o grupo de linhaça tinha níveis reduzidos de marcadores específicos que medem o crescimento do tumor, bem como um aumento na morte de células cancerígenas.

Tente adicionar uma colher de sopa (10 gramas) de linhaça Da Magrinha à sua dieta todos os dias, misturando-a em sucos, vitaminas, polvilhando-a com cereais e iogurte ou até mesmo fazendo um Bolo de Caneca de Microondas de Linhaça?

  • 1 ovo;
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco ou azeite ou manteiga;
  • ¼ de xícara de linhaça Da magrinha triturada (é só bater no liquidificador até virar uma farinha)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara Da Magrinha;
  • 1 colher de café de fermento químico;
  • Canela, gengibre ou cravo em pó a gosto.
  • Se quiser, você pode adicionar um pouco de chocolate meio amargo ou frutas secas.

Unte a caneca com um pouco de óleo para a massa não grudar. Em um prato fundo ou recipiente pequeno, misture todos os ingredientes, sendo o fermento por último. Coloque a massa na caneca e asse no microondas por volta de um minuto e meio (isso varia de aparelho para aparelho).

Prontinho! Agora não faltam sugestões de consumo para que você consiga colocar esses alimentos no seu dia a dia! Por uma saúde melhor, conte com as dicas e os produtos Da Magrinha!

Últimas do blog

Card image cap
Proteína de soja: como preparar para a sua próxima refeição

A proteína texturizada de soja (PTS) é uma ótima escolha para substituir o cons...

Card image cap
Barra de proteínas: saiba os mitos e as verdades

Quando pensamos em barra de proteína, muitas dúvidas entram em questão, n&atild...

Card image cap
Alimentos que ajudam a prevenir a dor de cabeça

A maioria das pessoas têm dores de cabeça ocasionais. Na verdade, estima-se que 75% das...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube