Blog

Por que introduzir alimentos integrais na rotina das crianças

09/02/2021

Todos já ouvimos que grãos integrais são bons para nós (adultos), mas o que exatamente são os alimentos integrais e qual a quantidade devemos introduzir na rotina alimentar dos nossos filhos?
Alguns exemplos de grãos integrais são o trigo integral, aveia, arroz integral, milho, cevada e centeio.
Eles são grãos inteiros, intactos e não refinados. A semente de uma planta é composta por três partes comestíveis da planta - a casca, o germe e o endosperma. Alimento integral é qualquer alimento que usa todas as partes do grão, incluindo as camadas externas, farelo e germe.

  • A casca é a parte externa, contém fibras dietéticas, ácidos graxos essenciais, bem como proteínas, vitaminas e minerais;
  • O germe fica dentro do farelo, é essencialmente a semente do grão e contém uma ampla gama de nutrientes, incluindo fibra alimentar, vitamina E, folato, fósforo, tiamina, zinco e magnésio, bem como ácidos graxos essenciais. É uma boa fonte de fibra;
  • O endosperma é de longe a maior parte do kernel. Ele contém carboidratos ricos em amido, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas e minerais.

Se um grão foi refinado, muito moído ou polido, como nas versões "brancas", o farelo e o germe terão sido removidos, deixando apenas o endosperma.

Por que os pequenos precisam de grãos integrais?

Os grãos integrais são uma ótima maneira de começar o dia de uma criança. Por exemplo, os cereais integrais, como biscoitos de trigo e aveia, ou pão integral, são alimentos nutritivos, ricos em fibras e com baixo teor de sal e açúcar. E incorporar lanches que contenham grãos integrais na dieta de seus filhos pode ser uma ótima maneira de aumentar sua ingestão.

As crianças estão crescendo, se desenvolvendo e constantemente em movimento. Eles também têm estômagos pequenos, que se enchem rapidamente e um metabolismo rápido. Como resultado, eles precisam de pequenas quantidades de comida com relativa frequência, em comparação com os adultos. Os grãos integrais são alimentos ricos em energia e nutrientes, o que pode torná-los alimentos ideais para crianças ocupadas. Eles ajudam a manter os níveis de energia e a sensação de saciedade por mais tempo. Uma pesquisa indicou que as crianças que comem grãos inteiros têm um risco menor de doenças crônicas bem conhecidas, incluindo obesidade e diabetes.

Outro benefício dos grãos integrais é que eles contêm fibra dietética, que é a parte dos alimentos vegetais que não pode ser digerida pelo estômago ou intestinos. Ajuda a manter a saúde digestiva, contribui para a prevenção da constipação e também desempenha um papel na estabilização dos níveis de glicose no sangue. Com todos os seus benefícios para a saúde, a fibra alimentar deve ser uma parte essencial da dieta diária de crianças com mais de 12 meses.

Recomendação de consumo:

  • Preconiza-se até o sexto mês o AME (aleitamento materno exclusivo) e a complementação apenas após esse período;
  • A introdução de outros alimentos é feita aos poucos e, no geral, eles já apresentam uma boa quantidade de fibras;
  • No Brasil, o Ministério da saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam a ingestão de 5g de fibras + a idade da criança, ou seja, uma criança de 2 anos deveria ingerir 7 gramas de fibras por dia.


http://www.aprendernutrir.com.br/materias/fibras-na-alimentacao-infantil/
https://www.wholekids.com.au/Why+Do+We+Need+Wholegrains%3F

Últimas do blog

Card image cap
Alimentos para a TPM

A famosa tensão pré-menstrual (TPM) que rodeia a vida das mulheres em idade fér...

Card image cap
Benefícios dos 7 Grãos Da Magrinha

E se a gente disser que ao invés de ter que escolher apenas um grãos ou precisar pensa...

Card image cap
Semente de linhaça, por que adotar na sua alimentação?

Você já ouvir falar sobre a semente de linhaça? Se ainda não, não...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube