Blog

Fibras alimentares

12/04/2019

As fibras alimentares estão presentes nos alimentos de origem vegetal e não são digeríveis pelo organismo humano, sendo assim são resistem à digestão e à absorção intestinal. Porém, apresentam papel muito importante na dieta e dividem-se em solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel é encontrada em ervilhas, feijões, aveia, cevada, sementes e frutas. Ainda apresenta capacidade de reter e interagir com a água no trato intestinal, formando géis que retardam a digestão e a absorção de nutrientes. Seus principais efeitos no organismo humano são a redução do colesterol e o controle da glicemia.

A fibra insolúvel é encontrada em maior quantidade nos cereais integrais, legumes e verduras. No organismo essa fibra confere volume e corpo às fezes, o que estimula o trânsito intestinal prevenindo a constipação.

Benefícios das fibras alimentares

O consumo de fibras na dieta deve ser adequado e usual, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e outras desordens gastrointestinais. Além disso, o aumento na ingestão de fibras pode melhorar o controle da glicemia em pacientes diabéticos e fortalecer a atuação do sistema imunológico, bem como tende a reduzir os níveis da pressão arterial, do colesterol e o peso corporal.

Vantagens dos produtos Da Magrinha

Os produtos Da Magrinha possuem variedades nas fontes de fibras, que podem ser ingeridas na dieta alimentar e também, adicionadas em receitas que foram pensadas exclusivamente, para elevar o seu bem-estar e a sua saúde. Entre as vantagens do uso dos produtos estão:
- embalagens Stand Up Pouch com Zip Lock (abre e fecha fácil), trazendo maior conveniência e facilitando o dia a dia, assim como evitando a perder da crocância, aroma e sabor dos produtos;
- são 100% Integrais, pois possuem selo internacional “Whole Grain”, dado somente aos produtos testados e constatados;
- todas as linhas possuem 7 grãos, ou seja, dispõem de aveia, flocos de arroz, chia, centeio, gergelim, linhaça e quinoa.

Conheça os produtos fontes de fibras:

7 dicas para consumir a fibra alimentar:

  • 1. Consuma mais legumes crus ou cozidos no vapor;
  • 2. Vegetais como repolho e brócolis são ricos em fibras, dessa forma, abuse na ingestão;
  • 3. Ingira frutas com casca, bagaço e/ou semente como, por exemplo, maçã, pera, mamão e laranja.
  • 4. Opte por cereais ricos em fibras, como lentilhas, arroz, grãos, soja, farelos, etc;
  • 5. Acrescente aveia em flocos nas refeições ou em coberturas e recheios;
  • 6. Prefira produtos integrais, como arroz, pães e bolachas.
  • 7. Use e abuse dos cereais nas receitas de biscoitos, tortas e bolos.

Receitas ricas em fibras

Pão integral

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO: Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos e fique uniforme. Essa massa tem que sovar por uns 5 minutos. Lembrando que sovar é fazer aquele movimento em que você puxa a massa em sua direção com os dedos e empurra com a palma das mãos. Deixe descansar, em uma vasilha, de preferência em local abafado e sem vento (dentro do forno desligado ou micro-ondas) por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume (esse tempo pode variar dependendo da temperatura ambiente). Quando a massa estiver bem crescida, dê umas 4 apertadas com a mão fechada de leve para sair o ar. Ela vai murchar. Leve ao forno preaquecido em 180º por cerca de 40 minutos ou até que fique bem assado. Lembrando que cada forno tem suas peculiaridades e o tempo pode variar.

Sanduíche de atum

INGREDIENTES:

  • 1 lata de atum;
  • 1 colher de sopa de Chia 100 % Integral Da Magrinha ;
  • 1/2 xícara de tomate cereja (cortados pela metade);
  • 1/4 de azeitonas pretas picadas;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Folhas de espinafre;
  • Pão integral.

MODO DE PREPARO: Comece misturando o atum, tomates, azeitonas, chia e azeite em uma tigela. Espalhe essa mistura dentro do pão, coloque as folhas de espinafre sobre a parte superior e, em seguida, cubra com a outra metade do pão. Em relação ao pão integral, de preferência, use o feito seguindo recomendação da receita de cima!!!

Bolo integral de banana com aveia e linhaça

INGREDIENTES PARA A MASSA:

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:

  • 6 bananas prata maduras;
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • Canela a gosto.

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, menos o fermento. Em seguida, acrescente o fermento e misture delicadamente com uma colher. Caso seja de sua preferência, bata a massa na mão, todavia, faz-se dizer que ela é pesada, pois tende a ficar mais grossa. Unte uma assadeira, corte as bananas no comprimento e distribua no fundo da forma. Coloque por cima o açúcar e a canela. Cubra com a massa do bolo e leve ao forno preaquecido a 200°C, por aproximadamente 30 minutos ou de sua preferência. Desenforme ainda quente.

Últimas do blog

Card image cap
Dicas de alimentação para o verão

O verão está chegando com tudo! Época de calorão e, para muitas pessoas,...

Card image cap
10 alimentos para você incluir na sua dieta e nas suas metas de 2020

Antes de mais nada: Feliz ano novo! Que 2020 traga muita alegria a cada passo avançado, cada...

Card image cap
Café da manhã: Ideias para variar com os produtos Da Magrinha

Para a maioria das pessoas, o café da manhã é a principal — e eleita a m...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube