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Da Magrinha e as nutris – FIBRAS

16/09/2019

por Danielle Marques Vitali
CRN 3 49585 – Nutricionista Clínica Funcional

Fibras são compostos vegetais presentes em cereais integrais, leguminosas, legumes, frutas, folhosos e sementes e não são digeridas pelo trato digestivo.

Elas podem ser classificadas em dois tipos: solúveis e insolúveis.

As solúveis:

Apresentam solubilidade em água e capacidade de formar gel;
Promovem maior saciedade, controlando assim o apetite;
Conseguem promover a diminuição dos níveis sanguíneos de açúcar, que acabam sendo fermentados pelas bactérias do cólon (intestino), gerando substâncias protetoras do câncer de cólon;
Reduzem a captação do colesterol; e
Facilita motilidade (“trânsito”) intestinal.

Alguns exemplos de alimentos que contêm fibras solúveis: Aveia flocos finos ou grossos , Chia , milho, couve-flor, banana, coco etc.

Já as fibras insolúveis:

Não têm capacidade de formar gel, porém, aumentam o volume fecal, favorecendo a evacuação;
Agem como laxantes naturais; e
Também são protetoras para algumas doenças intestinais.

Exemplos de alimentos fontes de fibras insolúveis: Linhaça , Gergelim , Quinoa em flocos ou grãos , alface, brócolis, feijão, Farelo de aveia etc.

A maioria dos alimentos apresenta os dois tipos de fibras em sua composição (solúvel e insolúvel), como é o caso da maçã e também das Granolas 100% Integral Da Magrinha, feita com mix de sete grãos!

Desta forma, uma alimentação bem variada e com comida de verdade, ou seja, saudável, consegue garantir ao indivíduo um consumo adequado de fibras conforme recomendações de órgãos da saúde, que giram em torno de 20 a 35 g por dia.

No entanto, muitas pessoas acreditam que as fibras somente existem em saladas e frutas. E esse é um grande engano, já que temos diversas opções de consumo!

Em vez de consumir somente uma fruta, seria interessante acrescentar mais uma fonte de fibra, como linhaça, chia, farelo de quinoa etc.

Com certeza dará mais saciedade e ainda será possível reduzir o índice glicêmico da fruta (carga de açúcar da fruta e velocidade de absorção deste açúcar).

Ah, e essa dica não é apenas para preparações doces. Sopas podem ter acréscimo de sementes também! Use a abuse da criatividade nas receitas e adicione mais fibras no seu dia a dia!

Mas lembre-se: uma correta hidratação é peça fundamental para ter um bom funcionamento intestinal em conjunto com uma alimentação bem variada!

Conte com os produtos Da Magrinha para conseguir potencializar ainda mais o seu consumo de fibras ao longo do seu dia, de forma prática, nutritiva e saborosa!

Não se esqueça de mostrar pra gente como você pôs em prática essas dicas superlegais que a nutri Danielle Vitali deu para gente hoje! Marca a gente lá no Instagram, @damagrinha , e/ou no Facebook!

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