Blog

Alimentos para a TPM

12/03/2019

A famosa tensão pré-menstrual (TPM) que rodeia a vida das mulheres em idade fértil, ocorre na semana anterior à menstruação e melhora com o início do fluxo menstrual.
Em seguida, emerge o período pouco fértil, característico pela excreção do óvulo não fecundado, bem como da evacuação da mucosa uterina, também conhecida por endométrio.

Mas o que causa a TPM?

Neste período a principal causa é a alteração hormonal (estrogênio e progesterona) que interfere no sistema nervoso central (SNC), causando alguns sintomas nas mulheres.

Quais são os sintomas da TPM?

  • enxaqueca;
  • inchaço;
  • vontade de comer doce;
  • alteração de humor;
  • cólica;
  • inchaço, devido à retenção de líquido;
  • dores nos seios, abdômen e coxas.

O que fazer para aliviar esses sintomas?

Acompanhe conosco algumas dicas alimentares, que contribuirão para o alívio desses sintomas.

Alimentação na TPM: o que comer?

  • Vitamina B6: evita o inchaço, a fadiga e proporciona bem-estar. Presente principalmente em cereais e grãos integrais, como a Farinha de Trigo 100% Integral da Magrinha e a Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha
  • Vitamina D: interfere juntamente com o cálcio nos níveis de estrogênio, assim sendo, devemos consumi-lo em alimentos como ovos, atum e leite. Vale ressaltar, que é colaborativo se expor (braços e pernas à mostra) diariamente ao sol por 15 a 20 minutos, antes das 10h ou depois das 16h.
  • Vitamina E: ajuda na redução de sintomas como cólica e dor de cabeça. É encontrada em algumas sementes como amêndoas, nozes, avelã, amendoim, etc.
  • Água: seu consumo ajuda a desinchar no período pré-menstrual. Dessa maneira, é válida a ingestão de sucos naturais e água de coco.
  • Fibras: ajudam no bom funcionamento do intestino, o que evita problemas como constipação. Ainda, mantêm o nível de açúcar no sangue, o que confere maior saciedade e esquiva vontade de alimentar-se de doce e guloseimas. As fibras estão presentes em cereais integrais como o Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha e o trigo, além de frutas, hortaliças e sementes como a Chia 100% Integral Da Magrinha .
  • Ômega 3: tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as espinhas, tão comuns neste período. Encontrado em peixes, couve, nozes, amendoim, amêndoas e, principalmente, na Linhaça da Magrinha (Dourada e Marrom ) e a Chia 100% Integral da Magrinha .
  • Ômega 6: tem como função aliviar a retenção de líquidos, dores nas mamas e irritabilidade. Encontrado nas nozes, semente de girassol e amendoim.
  • Cálcio: diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Por isso, o consumo de alimentos como leite e vegetais de cor verde-escura ajudam na atenuação das cólicas e dores nas costas.
  • Magnésio: auxilia na redução de sintomas como a cólica, a compulsão por doces e a dor de cabeça. Encontrado na banana, no feijão preto, no abacate e, principalmente, em cereais e grãos integrais como a Granola Tradicional 100% Integral da Magrinha e o Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha .
  • Zinco: ajudam a reduzir sintomas como ansiedade e irritabilidade. Além disso, controlam o aparecimento de acne, que costuma acentuar-se nesse período.

Agora que você sabe o que comer na TPM, conheça algumas dicas para fazer desse período o melhor possível.

  • usar roupas adequadas, leves e que não apertem a região abdominal;
  • praticar exercícios físicos, pois, reduzem os sintomas pré-menstruais;
  • ter repouso suficiente.

E quais alimentos devemos evitar?

Bebidas alcoólicas e bebidas ricas em xantina como café, chá preto e o chimarrão. Ambos causam enxaqueca, irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor, além de reduzir a vitamina B do organismo.

Alimentos doces apesar de causarem um alívio imediato dos sintomas, exercem “efeito rebote”, aumentando repentinamente a compulsão por açúcar. O excesso do consumo de açúcar intensifica os efeitos desagradáveis de irritabilidade, dores, fadiga e ansiedade.

O sódio aumenta a retenção de líquidos e enxaqueca, logo, eleva o mal-estar corporal. Dessa forma, evite alimentos embutidos como salsicha, hambúrgueres, linguiça, queijos temperados e presuntos, pois, são industrializados e possuem em sua fórmula alta concentração salina. Se possível, utilize temperos, ervas e especiarias naturais.

Receitas para aliviar a TPM

Mingau de aveia com granola, banana e geléia de morango.

Ingredientes:

Modo de preparo: Esquente o leite e duas xícaras de água em fogo médio até começar a ferver. Em seguida, adicione a aveia e deixe ferver para baixar o fogo, depois cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente até engrossar. Retire do fogo e deixe descansar tampado por cerca de 2 minutos, adicione um pouco de leite, caso necessário. Então sirva com a geléia, o mel, a granola e a banana.

Vitamina de framboesa e kiwi com chia e linhaça

Ingredientes:

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Para caprichar na apresentação e deixá-la mais refrescante, utilize folhas de hortelã.

Últimas do blog

Card image cap
Como uma alimentação saudável faz você se sentir bem

por Danielle Marques Vitali - CRN 3 49585 – Nutricionista Clínica FuncionalNessa &uacut...

Card image cap
Alimentos que dão energia

Sabe aquela indisposição que não fica só naquele momento em que o desper...

Card image cap
Dicas de alimentação para o verão

O verão está chegando com tudo! Época de calorão e, para muitas pessoas,...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube